22.1.2021
Nos anos 2000, o rápido avanço dos recursos tecnológicos alcançou pessoas no mundo todo, propondo facilidades para o dia a dia de cada um. Com a chegada dos smartphones, em 2008, as mudanças aceleraram práticas, como por exemplo, acessar a conta no banco, vídeos, redes sociais que conectam pessoas de outros países, aplicativos para crianças entre outras funções disponíveis. Porém, há algo que nunca deixou de ter relevância, e que se mostra sempre importante: a leitura dos pais para os filhos.
Segundo o artigo “Aprender a partir da leitura em voz alta dos adultos”, publicado pelas pesquisadoras Ana Teberosky e Angelica Sepúlveda, da Universidade de Barcelona, na Espanha, a criança ao escutar e se relacionar com as palavras do outro, sua imaginação ganha vida por meio de livros, poemas, notícias, canções entre outros textos, ampliando o conhecimento oral e escrito da linguagem e constrói significados a sua própria maneira.
A escolha de um bom livro, uma narrativa interessante e envolvimento na história auxilia para uma grande aventura entre pais e filhos, obtendo qualidade de vida em família.
Para crianças de 3 anos é indispensável o uso de leituras com sensações, ou seja, uma narrativa onde a criança possa sentir e ouvir, como por exemplo, objetos que contenham no livro, imagens, interações dentre outras ideias criativas.
Crianças que frequentam a Pré-escola é importante estimular a alfabetização através da leitura, como livros que destacam a quantidade de objetos, pessoas, animais, que contenham na história. Outra dica é buscar livros que saem da zona de conforto da criança, estimulando ela a conhecer outros mundos e não apenas a sua preferência.
Uma dica interessante são os clubes de assinaturas com conteúdo infantil, onde equipes especializadas participam da escolha dos livros para cada faixa etária.